Dicas de como tirar passaporte para bebês

Nossa primeira viagem internacional com o Bê foi em abril de 2017. Bernardo teria quase 11 meses na data da viagem e, em consequência disso, precisamos nos informar sobre como providenciar a documentação necessária para ele começar suas aventuras internacionais. Decidimos resolver essa questão toda em janeiro de 2017, ou seja, 3 meses antes da viagem. O procedimento é bem simples e vou dividir com vocês como solicitar o passaporte para bebês. Em outro post, eu falarei a respeito do visto americano.

Como tirar passaporte para bebês?

Para fazer a requisição do passaporte, o primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal. Em seguida, basta clicar em “emissão de passaporte” e preencher os dados da solicitação.

Os passaportes brasileiros possuem validade de 10 anos; porém, para menores de idade (especialmente bebês), essa duração é diferente.

Em Janeiro de 2017, o Bê tinha apenas 7 meses. Portanto, a validade do seu primeiro passaporte foi de apenas 1 ano. É importante prestar atenção nessa validade, pois alguns países exigem que o passaporte esteja válido por no mínimo mais 6 meses para autorizar sua entrada.

Para menores de idade, no final do formulário existe ainda um dado complementar que deve ser preenchido. É a “Autorização de Viagens para Menores“.

Existem 3 opções de autorização:

  • Restrita – O menor de idade poderá viajar acompanhado de pelo menos um dos pais, mas não é necessária a presença de ambos;
  • Ampla – o menor de idade pode viajar com um dos pais ou desacompanhado;
  • Não incluir autorização no passaporte – Nesse caso, para viajar desacompanhado ou com a presença de apenas um dos pais é necessária a apresentação de autorização lavrada em cartório no momento do embarque.

Nós escolhemos para o Bê a opção restrita e essa autorização já vem escrita no documento dele.

Após o preenchimento dos dados, basta clicar em imprimir e será gerada a GRU, que é a taxa necessária para a emissão do documento. Independente da validade, o valor da taxa será o mesmo (R$ 257,25 em fevereiro/2018).

Após o pagamento e compensação da GRU, o site habilita o agendamento do passaporte. Basta escolher a data e o local desejado e realizar o agendamento.

Dica: Se tiver urgência na solicitação do documento, mas sem horários disponíveis, marque o dia mais próximo e volte ao site diariamente para reagendar o atendimento. Diariamente, muitas pessoas desistem dos seus agendamentos e entre 9h e 10h da manhã o site libera essas datas.

Documentação

No dia marcado, basta levar todos os documentos necessários ao local escolhido. No caso do passaporte para menores de idade, ambos os pais e a criança devem estar presentes no atendimento (tanto para a solicitação quanto para a retirada do documento).

Documentos necessários para requisitar passaporte para bebês:

– Documento de identidade (ou certidão de nascimento);

– 1 fotografia facial, tamanho 5×7, recente, colorida, sem data e em fundo branco (obrigatória para menores de 3 anos, que podem não colaborar com a foto no dia agendado);

– Passaporte anterior (caso possua);

– Identidade e CPF dos pais;

– Formulário de autorização de expedição de passaporte para menores (nela estará incluída a opção de autorização de viagens);

– Comprovante da GRU paga e agendamento.

Esse texto foi escrito por Debora Zagotto (@deborazagotto) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s