O segredo para o bebê ter um sono tranquilo

O Bê sempre foi um bebê MUITO calmo e dorminhoco. Como ele passou uns dias na UTI Neo, lá mesmo as enfermeiras introduziram a rotina de mamadas a cada 3 horas. Mesmo que eu amamentasse, ele era “obrigado” a tomar a mamadeira (soube que essa conduta já mudou graças a Deus). Ele já chegou em casa acostumado com a rotina de dormir e mamar a cada 3 horas. No primeiro mês dele eu tinha que acordá-lo as 3 da manhã para que ele ganhasse peso. Com isso ele se acostumou e passou a acordar sozinho nesse horário.

Durante o segundo mês eu percebi que ele acordava nesse horário por costume e não tanto por fome, já que encostava no meu seio e adormecia sem mamar. Foi aí que ouvi falar de uma “treinadora de sono” que escreveu um livro famoso ensinando os pais a estipularem uma rotina e fazer o bebê dormir a noite toda. A rotina nós já tínhamos e confesso que eu gostava de saber que horas eu poderia cuidar de mim e descansar um pouco. Comprei o livro e apliquei a técnica e o Bê com 2 meses passou a dormir a noite inteira (exceto raras vezes durante os saltos). Era inacreditável para a maioria das pessoas, como um bebê poderia ser tão bonzinho e dormir o dia e a noite inteira?

Quando o Bê fez 2 anos engravidei da Luiza e logo pensei: vou aplicar a técnica logo no primeiro dia, porque já sei como faz e ela vai ter a mesma rotina dele.

Foi aí que eu caí do cavalo.

Ela chorava o dia e a noite inteira, não dormia, não se adaptava à rotina que eu tentava estabelecer pra ela e eu passei praticamente 1 ano tentando entender onde que eu estava errando, já que com o Bê “tinha funcionado”.

Hoje me arrependo muito de ter tentado forçar essa rotina porque acho que causou um estresse muito grande tanto nela quanto em mim. Eu não conseguia enxergar os sinais de confusão que eu tava causando nela, tentando obrigá-la a dormir quando ela acordava e a acordando quando ela dormia. Que loucura!

Até que eu resolvi desistir, e a “rotina” melhorou quando eu parei de esperar DELA uma atitude que era impossível pra ela naquele momento e passei a esperar que ELA estivesse pronta pra dormir a noite toda.

É desesperador e cansativo demais para as mães não descansarem, mas o que EU aprendi é que existe a hora certa e o momento certo. Não passaremos o resto de nossas vidas sem dormir, eles vão aprender como pegar no sono. Claro que podemos usar artifícios para acalmar, sou totalmente a favor da rotininha do sono pra criança entender que está chegando a hora de dormir. Nossa função é ajudá-los nesse momento, eles acabaram de nascer, ainda tem muito que aprender.

Então o segredo é realmente ter paciência, que em breve essa hora vai chegar. Cada criança tem seu relógio biológico e sua individualidade, mesmo as que saem da mesma forma.

E você mamãe que está exausta, se sentindo sozinha e culpada achando que está fazendo tudo errado, entenda:

Você é incrível e está dando o seu melhor, isso que importa!

Alguns itens da nossa loja que podem ajudar o bebê a dormir:

Luminária com projeção de estrelas
Swaddle
Naninha
Móbile

E por aí, como está o sono das crianças?

Esse texto foi escrito por Debora Zagotto (@deborazagotto) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s