O melhor tipo de introdução alimentar

Quando o bebê está próximo de fazer 6 meses a família já começa a se preparar para um momento muito importante que é a introdução alimentar.

E aí surgem muitas dúvidas: BLW, papinha, introdução participativa, qual o melhor método?

Qual o melhor método para a introdução alimentar?

O melhor método sempre vai ser o que a família se sentir mais segura.

Mas quais as diferenças entre eles?

Confiram nossa seleção de artigos para facilitar a introdução alimentar

Papinha amassada

A papinha é o método mais conhecido. Algumas famílias se sentem mais seguras em oferecer os alimentos amassados, mas deve-se ter cuidado com a consistência dos alimentos. Vocês sabiam que é importante nunca processar os alimentos? Devemos estimular a mastigação do bebê que além de ajudar no processo digestivo também é importante para o desenvolvimento da fala.

BLW

BLW é a sigla para Baby Led Weaning, que significa Desmame Guiado pelo Bebê. É o método em que apresentamos os alimentos para o bebê e ele fica livre para explorar, tocar, brincar, e consumir apenas a quantidade que desejar.

Além de promover a automonia da criança, o BLW traz inúmeros benefícios como maior aceitação dos alimentos, desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento dos mecanismos de defesa contra engasgo (o famoso gag). E claro que a refeição se torna uma atividade prazerosa e divertida e a criança consegue se inserir mais facilmente na rotina da família.

É importante lembrar sempre que existem cortes corretos para oferecer o método BLW com segurança para os bebês. Eu sugiro o perfil @mundoblw que me esclareceu muitas dúvidas nesse processo.

Introdução participativa

Existem famílias que gostariam de experimentar o BLW mas acabam desistindo porque o cuidador ou a creche vai fazer diferente.

Aí a sugestão é tentar a introdução participativa, que é o método BLW mas com um maior controle dos cuidadores. Ou seja, ao mesmo tempo que os alimentos são oferecidos ao bebê para que explorem e comam com a própria mão, a família também vai oferecendo com a colher.

Assim quando não for possível oferecer o BLW a criança não vai estranhar.

Não equeça que seja qual for o método, temos em nossa loja pratinhos e artigos pensando em facilitar o dia a dia da família:

Kit Ovelhinha
Kit Esquilinho
Pratinho Siri

Qual o método que vocês mais gostam?

Esse texto foi escrito por Nórdico Ateliê (@nordicoatelie) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor, sob pena de notificação e processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s