Punta Cana com Crianças: todos os detalhes para uma viagem perfeita

A nossa primeira viagem internacional com o Bê foi para a República Dominicana. Ele tinha apenas 10 meses e como muita gente tem dúvida se vale a pena ir para Punta Cana com crianças, vou explicar aqui todos os detalhes. Desde o voo, como fizemos com a alimentação dele na viagem e sobre a escolha do hotel que ficamos, que foi o Majestic Elegance Resort.

Praia Bávaro em Punta Cana

O voo

Decidimos escolher um voo noturno para ser menos cansativo pro Bernardo. A escolha do voo é muito importante para o bebê já não chegar estressado no destino. O nosso era pela AA e saiu do GIG com conexão em MIA às 21:35h, chegando em Punta Cana às 10:30h.

Escolhemos o voo com conexão em Miami, pois na volta ficamos 2 dias por lá fazendo compras. Esse stop over é uma boa dica para quem vai para o Caribe, pois as passagens ficam praticamente o mesmo valor e a Flórida é muito pertinho, então vale a pena dar uma passadinha por lá para renovar o enxoval.

O ponto ruim é que passamos pela imigração dos EUA tanto na ida quanto na volta. E por lá não existe prioridade. Então foram algumas horinhas perdidas na fila.

Punta Cana com crianças | O Voo

Não compramos passagens para o Bê, pois crianças até 2 anos não pagam, porém vão sentadas no colo dos pais. Mas demos sorte de não ter ninguém ao nosso lado, então ele acabou indo sentado.

Comprei a minha passagem e a do Fred pelo próprio site da AA, mas o que eu acho ruim no site deles é que você não consegue incluir a criança online. Precisei ligar para o SAC e pedir a inclusão dele. Apesar deles não pagarem passagem, pagam a taxa de embarque, e na AA eles pagam ainda 10% da tarifa de adulto. Isso dá direito a despachar 1 mala de 32kg (na época, antes das alterações das regras), 1 cadeirinha e 1 carrinho (que vai até a porta do avião e de lá que é despachado).

Assim que o comandante anunciou a decolagem, preparamos a mamadeira do Bê. O movimento de sucção faz com que eles não sintam (ou ameniza) aquela dorzinha chata no ouvido.

Veja também como é voar na classe executiva com criança

Visto e vacinas

Não é necessário visto para entrar na República Dominicana. Para Brasileiros, existe uma “taxa de turismo” de U$10, que é paga no próprio aeroporto. Apesar de não precisar de visto, o passaporte deve ter validade mínima de 6 meses na data da viagem.

Não existia nenhuma vacina permanentemente exigida para ir à Punta Cana. Porém com o surto que estamos enfrentando de febre amarela, decidimos vacinar o Bê.

Vacinas para entrar em Punta Cana

É importante se atentar a esses detalhes ao decidir ir à Punta Cana com crianças pequenas. Os bebês só podem tomar a vacina da febre amarela após os 9 meses. Como na nossa viagem ele teria 10 meses, assim que completou 9 fomos imediatamente vaciná-lo. Até porque a vacina passa a valer após 10 dias. Na época ainda estávamos com poucos casos de febre amarela, mas preferimos nos precaver.

Como já citei, quando decidimos dar a vacina, em Punta Cana ainda não era obrigatório que os turistas estivessem vacinados. Porém na semana da nossa viagem passou a ser exigência e muitas pessoas foram impedidas de embarcar por não estarem vacinadas.

Veja aqui quais países exigem vacinação.

Eu digo que tomamos a decisão na hora certa, pois fizemos a vacina nele e pegamos o certificado internacional no mesmo dia no posto do Centro do Rio de Janeiro. E uma semana depois, devido à grande busca, ficou bem burocrático o processo para a vacina e o certificado.

Shuttle

Punta Cana com Crianças | Shuttle

Pesquisei bastante sobre transfers e taxis, mas me senti mais segura em fechar o traslado ida e volta com a Dominican Shuttles.

Eles tem preços fixos dependendo da área em que seu hotel está localizado. O nosso hotel ficava na praia de Bavaro, e o valor do shuttle privativo ida e volta ficou U$59. O pagamento é feito online através do paypal, e logo após a reserva já recebi um e-mail de confirmação com as coordenadas.

Como estávamos com o Bê, existia a opção de incluir a cadeirinha, mas como a gente ia alugar um carro em Miami depois e ficaria caro alugar a cadeirinha por lá também, decidimos levar a nossa daqui. Caso você opte pelo assento, eles cobram mais U$10.

Assim que chegamos no aeroporto de Punta Cana, tinham algumas pessoas com placas, mas nenhuma com o nosso nome. Fomos então ao balcão da DS e nosso motorista já estava lá nos aguardando. A princípio fiquei um pouco preocupada, pois tinha fechado o transfer privativo e tinha uma van nos aguardando. Mas ele foi somente com nós 3 diretamente ao nosso hotel (na volta nos buscaram em um Sedan).

Chegando lá, ele sentou com a gente e nos explicou como seria a volta. O horário e o local (na recepção) que ele estaria nos aguardando. Nos mostrou também alguns passeios, mas como estávamos com bebê, a maioria não poderíamos fazer.

Gostei muito do serviço deles, foram muito pontuais, tanto na ida quanto na volta, o motorista era muito simpático e eu recomendo a Dominican Shuttle.

Punta Cana com Crianças – A Escolha do Hotel

Durante o planejamento da viagem pesquisei muitos hotéis. Vi pontos negativos e positivos e procurava um resort que atendesse bem a gente em relação ao conforto e comida. Queria também alguma área pro Bê brincar, mas nada muito rebuscado devido à pouca idade dele. Por isso acabei decidindo pelo Majestic Elegance.

Não queria escolher nenhum hotel das redes mais famosas e caras, mas queria algo que nos atendesse bem. Nossa ideia era realmente aproveitar o resort.

Punta Cana com Crianças | Piscina do Hotel

Quem viaja com criança nessa idade tem que pesar bastante o custo x benefício, pois a maioria dos passeios não aceita crianças muito pequenas.

Para não ficar muito extenso, vou fazer um post detalhado só do hotel.

Alimentação do Bê

Bernardo começou a se alimentar de sólidos com 6 meses. Hoje quando viajamos, uma das maiores preocupações é com a alimentação dele. Estar em um resort all inclusive facilita bastante nossa vida.

Por orientação da pediatra, compramos potinhos de Gourmetzinho, que é uma papinha caseira congelada, criada por um chef na época da introdução alimentar dos filhos dele.

Como ficamos 4 noites em Punta Cana e mais 2 em Miami, levamos 12 papinhas, que seria suficiente para almoço e jantar. E por precaução levamos algumas da Nestlé para alguma emergência.  Deixamos alguns potinhos de Nestlé na mala de mão e as papinhas congeladas colocamos dentro de uma bolsa térmica, com placas de gelo em gel. Botamos essa bolsa dentro da mala despachada e escrevemos “Baby Food”.

Muitos tem dúvida se é permitido entrar com esse tipo de alimento em outros países. Na imigração tem uma placa grande dizendo que é proibido entrar com alimentos in natura. Se você for pego com plantas, animais ou outros itens proibidos, a multa pode chegar a U$10.000.

É proibido entrar com alimentos in natura em outros países

Quando passamos na imigração, avisamos à agente que estávamos portanto comida de bebê. Ela pediu para ver e disse que não tinha problemas. Algumas pessoas depois me falaram que eu devia ter ido ao totem declarar a comida (já que em Miami não entregam mais o formulário de declaração).

O pessoal do resort foi muito atencioso e guardou a comida dele no freezer do hotel, pois no frigobar do quarto não cabia. No horário das refeições a gente ia lá e eles preparavam a comida no microondas. No café e lanche, ele comia no restaurante com a gente. Tinham muitas frutas, então era tranquilo.

A Praia

Praia Bávaro no Hotel Majestic Elegance

Todos os grandes resorts em Punta Cana são pé na areia. Uma dúvida grande que eu tinha era em qual praia ficar. A praia que o Majestic Elegance se encontra é a Bávaro. Escolhi essa praia depois de ler muitas resenhas de que seria uma das praias mais tranquilas.

Praia Bávaro | Punta Cana

Não visitamos outras praias, porque não saímos do resort nenhum dia. Mas voltaria a ficar no mesmo hotel, portanto na mesma praia.

A praia era lindíssima, a cor azul turquesa típica do Caribe, com suas águas calmas e mornas. Li algumas reclamações sobre algas, mas o tempo que estávamos lá vimos bem poucas na areia.

Punta Cana com Crianças | Praia do Hotel

Dinheiro

A moeda oficial na República Dominicana é o peso dominicano. Porém o dólar é muito bem aceito e até preferido, principalmente na zona turística.

Como toda nossa viagem em Punta Cana já estava paga, não gastaríamos lá. Não fizemos nenhum passeio e o hotel era all inclusive, então não tinha muito o que gastar.

Dinheiro em Punta Cana

Levamos dólares que gastamos apenas com as gorjetas e na segunda parte da viagem, em Miami. Além disso levamos o cartão de crédito com autorização para ser usado na viagem, para o caso de alguma emergência.

Para quem pretende fazer passeios, eles giram em torno de U$40 a U$100 por pessoa.

Dicas para ir à Punta Cana com crianças

  • Não esqueça de verificar a documentação antes da viagem. Veja dicas sobre passaporte e visto americano.
  • Verifique a necessidade da vacina da febre amarela ou outras vacinas.
  • Providencie um seguro viagem pelo menos 30 dias antes da partida.
  • Durante a pandemia não se esqueça de verificar eventuais restrições em países que for fazer conexão.
  • Como em qualquer local com bastante vegetação, não esqueçam do repelente para proteger os pequenos e os grandinhos também.
  • Leve seu protetor solar e aproveite esse paraíso.

Espero que tenha curtido a dica e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. 

Esse texto foi escrito por Debora Zagotto (@deborazagotto) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s