Dicas para higienizar seu tapete em casa

A maior dúvida das mamães na hora de comprar um tapete pro quarto do bebê é a hora da higiene e impedir que cause alguma alergia.

Existem muitos métodos para a limpeza dos tapetes. Mas é necessário muito cuidado na hora de higienizar pois se for utilizado o produto incorreto os tapetes podem ser danificados definitivamente.

Nunca se deve esfregar os tapetes com força e nem usar vassouras com cerdas duras, pois fazendo isso os fios do tapete se desfazem.

Leia também: como manter seu tapete limpo no dia a dia

Não há necessidade de comprar produtos caros específicos para limpeza de tapetes. O bicarbonato de sódio, o vinagre e o sabão líquido suave são exemplos de limpadores e desinfetantes eficientes para tapetes.

Nosso tapete Floresta Mágica pode ser lavado à máquina

Caso o tapete esteja manchado pode ser usada uma solução caseira misturando 1 litro de água fria com 1/4 de xícara de detergente líquido. Usando uma escova macia deve-se esfregar suavemente a espuma na área manchada em movimento circular. Depois da retirada da mancha, a área deve ser limpa com um pano úmido e a área deve ser seca com um secador de cabelo.

Pode ser feita a limpeza a seco em casa também. Para isso basta misturar partes iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio. Adicione algumas especiarias ou folhas secas perfumadas, como canela, cravo e lavanda. Misture o conteúdo completamente e polvilhe o pó por todo o tapete.
O amido de milho e o bicarbonato de sódio ajudarão a puxar a sujeira das fibras, enquanto os temperos e folhas preencherão o tapete com um aroma agradável. Depois de 30 minutos, remova o pó com aspirador.

E a última dica e pra mim a melhor de todas, todos os nossos tapetes podem ser lavados na máquina de lavar na função delicado. Eu uso sabão em pó de bebê, coloco na função delicada com centrifugação fraca/normal. Para secar o tapete é importante que ele fique completamente na horizontal, de preferência na sombra.

Tapete Alfabeto

Instruções para higienizar os tapetes em casa

  • Lavar os tapetes separadamente de qualquer outro item para evitar manchas
  • Não deixe o tapete de molho, pois também pode ocasionar manchas
  • Usar apenas sabão neutro em pouca quantidade, utilizando a função delicado da máquina para não estragar as fibras. O excesso de sabão deixa o tapete duro
  • Caso algum fio solte e fique aparente, basta aparar com bastante cuidado com uma tesourinha. Nunca deve se arrancar os fios, pois pode estragar outras tramas
  • Nunca use cloro, alvejantes e amaciantes, pois eles estragam a cor e o algodão do tapete
  • Não exponha nem seque seu tapete no sol, pois ele pode endurecer o produto
  • Não use secadoras e seque seu tapete de preferência na horizontal para evitar vincos
  • Alguns tufos de algodão podem aparecer no seu tapete. À medida que você for lavando, elas param de aparecer

Esse texto foi escrito por Nórdico Ateliê (@nordicoatelie) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s