Como decorar o quarto para a criança autista

Uma criança autista precisa se sentir especial e encontrar maneiras de expressar sua individualidade e ter um quarto personalizado e funcional certamente pode fazer isso. As crianças autistas exibem vários graus de sensibilidade a estímulos como cores, ruído, iluminação e textura, por isso é muito importante usar fatores que a ajudem a se sentir relaxada e segura em seu próprio refúgio pessoal. A atenção aos detalhes é crucial ao projetar um quarto para uma criança autista.

Cores

Quarto projetado para a criança autista

Ao escolher as cores que irão compor a decoração do quarto, uma dica é evitar cores intensas e vibrantes, pois essas cores podem perturbar a sensibilidade elevada de uma criança autista, então opte por tons relaxantes, como o azul (que promove o sono), tons de cinza suave ou tons neutros de baixa intensidade. A cor branca ou os tons claros de amarelo, podem ser usados, porém é preciso tomar cuidado e não exagerar, pois o excesso também pode ser intenso aos olhos da criança autista. Agora, se você planeja colocar papel de parede, alguns modelos devem ser evitados, como os modelos com xadrez, listras ou qualquer superfície com material reflexivo. Nesse momento, o ideal é saber quais as cores preferidas de seu filho.

Mobiliário

Evite cantos e arestas vivas em móveis como cama e mesinha de atividades. Se você optar por móveis sob medida, certifique que os cantos sejam arredondados para evitar acidentes e aproveite ao máximo todos os cantinhos disponíveis e que tenha amplo armazenamento para ajudar a organização. Nesse projeto, nós escolhemos trazer cores nos nichos na lateral do armário e iluminação embutida para facilitar a visualização dos brinquedos armazenados. A mesinha de atividades com o tampo duplo também é ótimo para estimular as brincadeiras com Lego, para as atividades de pinturas, desenhos e também serve de apoio às terapias. Para as cadeiras, escolha as cadeiras com assento de madeira por sua textura mais suave que as cadeiras de metal.

Iluminação

A iluminação pode ser o aspecto mais importante no quarto de uma criança autista e alguns modelos podem ser ofuscante à criança. A iluminação fluorescente, por exemplo, é intermitente com interrupções fracionárias no feixe e emite um zumbido baixo que pode irritar qualquer pessoa. Para uma criança autista, um zumbido persistente pode ser extremamente perturbador. A iluminação incandescente é uma escolha mais suave e relaxante, com a qual uma criança autista achará mais fácil conviver. Se necessário, coloque uma luz noturna suave no quarto do seu filho e desligue ou remova todas as telas à noite.

As cortinas assim como a iluminação seja ela artificial ou natural, também desenvolvem um importante papel no quarto. Para as cortinas, eu sugiro escolher as cortinas blackout para que o quarto fique agradável na hora dormir.

Sensibilidade sensorial e estímulos

Visão e audição não são os únicos sentidos que precisam ser considerados ao projetar um quarto para uma criança autista. Você deve optar por texturas suaves que sejam fáceis de interagir e criar áreas dentro do quarto. Crie um canto no quarto para a criança dormir, outra para armazenamento de brinquedos e outra para suas atividades favoritas. Nesse projeto, representamos esse cantinho com a parede de escalada, a escada de corda e a cama elástica.

As crianças com autismo precisam de um refúgio onde possam ficar longe das perturbações e estímulos sensoriais desagradáveis que enfrentam fora de casa. Ao decorar o quarto do seu filho, pense numa iluminação suave, cores relaxantes e um espaço de vida funcional e bem organizado. Deixe o resto para seu filho, que deve desempenhar um papel principal na criação de um quarto com o qual ele possa se sentir feliz e confortável.

Conheça mais de nossos projetos no site: www.miadecor.com.br / Instagram: @miadesigninfantil


Esse texto foi escrito por Camila Francis (@miadesigninfantil) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s