Como higienizar suas pelúcias em casa

É importante manter as pelúcias e bonecas limpas regularmente para evitar acúmulo de poeira e ácaros.

Além de espanar para retirar o pó, é muito simples fazer a higienização mais pesada de tempos em tempos e você mesma pode realizar essa tarefa em casa.

Limpeza retirando o pó das pelúcias

Caso a pelúcia seja apenas decorativa, ou seja, fica na prateleira enfeitando o quarto (sem contato com crianças ou pets e sem contato o chão) ela não ficará suja, apenas empoeirada.

A limpeza pode ser realizada dando batidinhas para retirar o pó, ou você pode também colocar uma meia calça no bocal do aspirador de pó e passá-lo na pelúcia. A meia calça protege a pelúcia para que o aspirador não retire nenhum acessório nem puxe nenhum pelinho.

Remoção de ácaros

As pelúcias e bonecas são itens favoráveis ao acúmulo e proliferação de ácaros por serem compostos de algodão e fibras. Por isso pessoas alérgicas evitam ter esse tipo de decorativo no quarto, mas é muito simples acabar com os ácaros e manter o quarto decorado sem causar alergias.

Para isso basta colocar os bichinhos em um saco plástico e deixá-lo no freezer por algumas horas. A baixa temperatura vai acabar com os ácaros e as pelúcias ficam limpas e prontas para serem usadas.

É importante após retirar do freezer manter as pelúcias penduradas até sair toda umidade.

Essa limpeza pode ser feita a cada 3 meses e principalmente no outono/inverno que são épocas mais propícias aos ácaros.

Lavagem na máquina

As pelúcias e bonecas que não possuem roupinhas, detalhes delicados que podem se desprender ou bateria/pilha, geralmente podem ser lavados à máquina.

Para isso basta colocar a pelúcia em um saquinho de lavagem de roupas e escolher o modo delicado da máquina.

É importante não utilizar água quente, secar o bichinho na sombra e usar sabão infantil em pouca quantidade.

Assim que a lavagem acabar, escove a pelúcia com uma escova macia e delicada para recompor o pelo.

E não misture pelúcias de cores diferentes para evitar manchas. O ideal é fazer a lavagem de cada bichinho separadamente.

Lavagem à mão

É a lavagem que consideramos mais segura e ideal para a maioria das pelúcias da Nórdico Ateliê.

Mergulhe a pelúcia em um tanque ou bacia de água, até ela ficar totalmente molhada. Em paralelo, prepare uma água com um pouco de shampoo infantil ou sabão infantil de roupas.

Molhe um pano limpo na água com sabão, esprema para sair o excesso e passe sobre toda superfície da pelúcia, esfregando delicadamente caso tenha alguma sujeira mais difícil de ser retirada.

Após a limpeza passe outro pano limpo e úmido até retirar todo o sabão da pelúcia. Envolva o bichinho em uma toalha macia e aparte-o gentilmente para retirar o excesso de água.

Se for necessário escove a pelúcia com uma escova macia e delicada para recompor o pelo e coloque para secar na sombra.

Pode ser usado secador de cabelo para auxiliar no processo de secagem antes de pendurá-lo.

Esse processo pode ser usado em todas as nossas pelúcias, inclusive os itens com acessórios, como as pelúcias sensoriais.

Confira nossas pelúcias diferenciadas


Esse texto foi escrito por Nórdico Ateliê (@nordicoatelie) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s